Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
7 de Agosto de 2024 às 11:08

A Fundacentro e o Monitor IBUTG


🌡️ Existe um sistema de avaliação da exposição ocupacional ao calor disponibilizado pela Fundação Jorge Duprat e Figueiredo - Fundacentro (Portal da Saúde e Segurança do Trabalhador) que pode ser uma ferramenta importante para a prevenção da saúde dos trabalhadores, especialmente os que realizam atividades pesas em áreas externas, diante das ondas de calor que podem ocorrer no Brasil.

📲 Como sempre exercendo seu papel no aspecto preventivo de higiene ocupacional, a Fundacentro disponibiliza o Sistema Monitor IBUTG. A nova versão foi atualizada em 2023 e encontra-se disponível gratuitamente para celulares Android e iOS e para computador pelo site da ferramenta.

🌞 O Monitor IBUTG faz as estimativas do estresse térmico do trabalhador por meio do método de composição de movimentos da atividade laboral e calcula o calor ambiental recebido pelo corpo utilizando parâmetros atmosféricos. O Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) é estimado a partir de duas bases de dados, uma proveniente da rede de observação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e outra de simulações futuras da atmosfera realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

⏳ E com base nos dados observados, a ferramenta faz a avaliação da exposição a cada hora do turno diurno de trabalho para os dois dias anteriores e, em tempo quase real, para o dia atual. Já com os dados do Inpe, os usuários têm acesso a uma estimativa da exposição ocupacional ao calor para as próximas horas do dia atual e para mais sete dias subsequentes. Com essa novidade trazida pela atualização do sistema, antecipam-se os riscos do calor.

🗺️ Para apresentar um panorama geral do calor ocupacional em todo o território brasileiro, o sistema também fornece mapas de previsão com antecedência de até uma semana, que mostram valores do IBUTG médio e máximo no turno diurno de trabalho.

FONTE: CBIC