Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
20 de Julho de 2022 às 15:07

Artigo Cidades e Construção_Quando todos se unem, o benefício é coletivo


O Projeto Construa Brasil foi lançado pelo Governo Federal em abril. Seu objetivo é contribuir com a construção de um planejamento estratégico para fomentar a construção industrializada, propondo soluções para modernizar as empresas e retirando barreiras.
Ao todo, o projeto possui oito metas e 29 submetas, estruturadas em três pilares: desburocratização, digitalização e industrialização da construção civil, promovendo a melhoria do ambiente de negócios e geração do empregos.
Tais metas, segundo a própria secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia, foram desenhadas pensando no atendimento do setor da construção civil, que "é muito importante para o país, gerador de empregos, e carece de avanços e modernização", conforme palavras da secretária Glenda Bezerra Lustosa.

Representante do segmento a nível nacional, a CBIC | Câmara Brasileira da Indústria da Construção considera o projeto uma política de Estado - e apenas não uma ação de governo. "Esse projeto interfere na vida de todo mundo. É uma cultura que a gente precisa implantar no Estado brasileiro e depende de nós, sociedade civil organizada, cobrarmos que as coisas não tenham uma descontinuidade", afirma o presidente José Carlos Martins.

O Construa Brasil é um conjunto de demandas e atividades que já vêm sendo desenvolvidas por vários agentes do setor. Não apenas plataformas digitais, mas uma gestão de fluxo e procedimentos que precisam ser implementados dentro das próprias prefeituras, por exemplo. “São ações com objetivos diferentes, mas complementares, que integram os setores e a cadeia produtiva da construção”, explica a gestora de Mercado Imobiliário e Habitação de Interesse Social da CBIC, Alessandra Lacerda.

Em Ribeirão Preto, na semana passada, tivemos um grande exemplo dessa convergência de ações e esforços em prol do segmento, o que inevitavelmente reflete em benefícios para todos, como geração de empregos e fortalecimento da economia.
Ao lado do secretário nacional da habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santos, a palestra promovida pela Assilcon na última sexta-feira recebeu o vice-prefeito e secretário de planejamento de Ribeirão Preto, Daniel Gobbi, o vereador Renato Zucolotto, representando a Câmara Municipal, a vice-presidente da ACIRP, Sandra Brandani, representantes da CAIXA e dezenas de empresários e executivos da construção civil, unindo num mesmo ambiente para troca salutar de ideias as esferas privada e pública, desde o governo federal até o municipal.