⚫ Ampliando nossas reflexões sobre segurança no trabalho faremos uma abordagem extremamente importante: a LIDERANÇA.
🚧 As organizações são muito dependentes de suas lideranças e devem estar atentas às diferenças entre uma liderança eficiente e uma deficiente em segurança do trabalho, pois isso pode determinar não somente no saudável ambiente de trabalho como também no sucesso da organização.
➡️ Lideranças Eficientes
✔️ Visão Proativa: Valorizam a prevenção. Antecipam-se aos riscos e trabalham constantemente para mitigá-los, em vez de apenas reagir após um incidente.
✔️ Compromisso genuíno: para eles a segurança é um valor, e não apenas uma obrigação. Fazem inclusive isso refletir nas suas ações, decisões e na forma como interagem com a equipe.
✔️ Educação e Treinamento: Estimulam constantemente o desenvolvimento de sua equipe, garantem a equalização dos o conhecimentos e habilidades necessários para manter um ambiente seguro.
✔️ Comunicação Aberta: facilitam os meios de comunicação para que os funcionários relatem preocupações ou ideias, promovendo uma cultura de transparência e confiança.
✔️ Resultados Finais: Ambientes de trabalho seguros, baixo índice de acidentes, alto índice der satisfação e retenção de funcionários, concomitantemente redução de custos associados a incidentes e litígios.
➡️ Lideranças Deficientes
✔️ Visão Reativa: Suas ações somente surgem após a ocorrência de um acidente ou incidente, muitas vezes focadas em buscar culpados e não conhecer a causa raiz.
✔️ Compromisso Superficial: Tratam a segurança como um objeto, uma norma, uma obrigação. Não vislumbram nenhum compromisso com o bem-estar dos funcionários.
✔️ Falta de Capacitação: Negligenciam a promoção dos adequados treinamentos, largando seus funcionários despreparados para enfrentar os riscos inerentes às suas atividades.
✔️ Comunicação Limitada: Obstaculizam todos os canais de diálogo, favorecendo assim a desconfianças e desconexões entre liderança e equipe.
✔️ Resultados Finais: Alto risco de acidentes e incidentes, equipe com baixa moral, turnover elevado, Altos custos com perdas em litígios, e possíveis danos à reputação da empresa.
📌 Resumindo: lideranças eficientes em gestão dos aspectos de segurança no trabalho não apenas protegem os trabalhadores, mas colaboram para o desenvolvimento da cultura organizacional forte. Em contraponto as lideranças deficientes farão o maleficio aos trabalhadores assim como a toda organização.
Importante a reflexão sobre o tema para o sucesso das organizações. Devemos trabalhar em prol da manutenção de ambientes de trabalho seguros e produtivos.