Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
9 de Dezembro de 2022 às 09:12

Banco Central mantém taxa Selic em 13,75% ao ano


Como amplamente aguardado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. De acordo com o colegiado, no entanto, ainda permanecem fatores de risco para a inflação, tais como as contínuas pressões inflacionárias globais e a incerteza fiscal.

Com isso, o Brasil lidera o ranking mundial de maiores taxas de juros reais (8,16%), quando se desconta a inflação projetada para os próximos 12 meses.

Considerando os juros nominais, a Argentina é a líder mundial com taxa de 75% ao ano. O Brasil, com 13,75% ao ano, ocupa a segunda colocação.

“O Copom adotou um tom mais duro em seu comunicado e destacou que não hesitará em retomar o ciclo de altas dos juros, caso seja necessário”, destacou a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Com isso, segundo Vasconcelos, o Banco Central sinaliza que poderá adiar o início de cortes na taxa de juros ano. “Vale destacar que os juros elevados contribuem para reduzir o ritmo de atividade econômica no país. O resultado mais moderado do PIB no 3º trimestre demonstra isso”, mencionou.