Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
21 de Dezembro de 2021 às 14:12

Banco de Dados oferece subsídios para análises e tomadas de decisões


Criado em 1992, com o objetivo de dotar a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas entidades filiadas de uma base de informações sobre a Construção Civil, em seus diversos segmentos, sistematizadas, qualificadas e ordenadas, o Banco de Dados da entidade subsidia análises e tomadas de decisões por parte de seus dirigentes.

Atualmente, conta com um expressivo número de estatísticas relativas à construção civil brasileira, visando cumprir a tarefa de levar ao conhecimento da sociedade e opinião pública a importância desta indústria para a economia nacional em todas as suas dimensões; seu papel no processo de melhoria da qualidade de vida, de geração de emprego, renda e tributos, apontando ainda os fatores que obstam o seu desenvolvimento.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos, aponta a ação de maior destaque da área econômica no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje – Qual assunto mereceu maior empenho da Área Econômica da CBIC em 2021?

Ieda Vasconcelos – Elaboração sistemática de informativos com a análise dos mais diversos indicadores econômicos como PIB, emprego (Caged e PNAD Contínua), inflação, taxa de juros, etc.

CBIC Hoje – Qual a maior conquista da área para o setor no ano?

Ieda Vasconcelos –  Realização da coletiva trimestral “Desempenho da Construção Civil e projeções para o setor”.

CBIC Hoje – Qual o maior desafio da Economia da CBIC em 2022?

Ieda Vasconcelos – Colocar o BI e o aplicativo da CBIC em perfeito funcionamento e trabalhar para a melhoria contínua deles, ferramentas que podem ajudar a CBIC a alcançar novos associados. Atualização de estudos como os multiplicadores da Construção Civil e a importância do setor para o incremento dos investimentos na economia nacional. Novos projetos, como a realização de um seminário econômico em todas as regiões do País.

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a área da entidade, cujo Informativo Econômico conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”.