Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentaram no dia 26/08 à equipe técnica do Banco Central do Brasil o resultado da pesquisa dos Indicadores Imobiliários Nacionais 2T 2022 da entidade, bem como manifestou a preocupação do setor com a vigência das regras do programa habitacional Casa Verde e Amarela (CVA).
A apresentação da pesquisa foi realizada pelo presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Luiz Petrucci.
Sobre o Casa Verde e Amarela, o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da entidade, Carlos Henrique de Oliveira Passos, destacou que as adequações de incentivo ao programa, introduzidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), devem reverter o quadro, com expectativa do uso de todos os recursos orçamentários alocados para o ano.
No entanto, alertou que as regras estão estabelecidas apenas até dezembro deste ano, o que preocupa muito as projeções de desempenho para 2023, especialmente no que se refere aos lançamentos.
Alguns pontos foram questionados pelo diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, e equipe do BC:
Ficou acertado que a CBIC encaminhará documento do setor sobre empregos na construção civil.
Quanto ao andamento da Resolução 4.909/2021 do Conselho Monetário Nacional, que estabelece condições gerais para contratação de financiamento imobiliário pelas instituições financeiras autorizadas a aplicar os recursos captados em depósitos de poupança, Otávio Damaso relatou que, até o momento, não tinha recebido registro de dificuldade para atender à normativa.
Carlos Henrique lembrou que as grandes empresas possuem registros mais complexos (ERP/SAC). Em função disso, ficou acertado que o Banco Central vai se reunir com a Caixa para verificar o andamento dos processos.
FONTE: CBIC - https://cbic.org.br/cbic-apresenta-dados-do-mercado-imobiliario-ao-banco-central/