O Dia Mundial da Alfabetização, que tem como principal objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial, é celebrado nesta quarta-feira (08/09). Há anos, a indústria da construção vem desenvolvendo programas para reduzir a taxa de analfabetismo no setor. Um deles foi o “Alfabetizar é Construir”, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), pelo qual as empresas do Rio de Janeiro levaram a sala de aula para os canteiros de obras e alfabetizaram inúmeros trabalhadores da construção civil.
Em Santos/SP, os trabalhadores contavam com o “Construindo as letras”, organizado pelas construtoras e pelo Rotary local.
No Distrito Federal, apesar de não estar com turmas ativas no momento, o Seconci-DF já planeja atendimentos em breve pelo seu Programa de Alfabetização. Em 3 décadas, foram mais de 13.500 atendimentos em alfabetização e turmas de 1º e 2º Segmentos do Ensino Fundamental. Tudo feito com aval da Secretaria de Educação do DF.