A necessidade de investir em qualificação profissional na construção foi tema recentemente debatido entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Durante o encontro foram abordadas políticas de inclusão socioeconômica no país, como a elaboração de uma capacitação voltada para beneficiários do programa Bolsa Família, que podem ser inseridos na construção civil.
De acordo com o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, Fernando Guedes, a expectativa é que sejam organizados treinamentos rápidos com noções práticas e necessárias para o ingresso imediato no mercado de trabalho da construção.
Para o desenvolvimento do trabalho, a CBIC vai aplicar uma pesquisa para entender as principais demandas do setor e identificar os pontos de carência de mão de obra.
Guedes destacou que a pesquisa será importante para identificar as áreas de maior escassez de qualificação e atividades que precisam de atualização. “Também estamos buscando, junto às associadas, a identificação de grandes pólos de obras, para que a gente possa direcionar e concentrar nossas ações”, apontou.
Para o presidente da CPRT, é fundamental que as entidades participem da pesquisa, para maior subsídio e garantir mais efetividade às ações desenvolvidas. “É necessário que as entidades participem para avaliarmos as melhores tomadas de decisão e encaminhamentos junto ao Ministério”, disse.
O questionário leva menos de 2 minutos para responder e estará disponível até 24 de março.