A construção civil emprega mais de dois milhões de pessoas. O primeiro e mais importante direito desses trabalhadores é, após um dia de trabalho, voltar para casa bem e sadios. Para tanto, é necessário que os empregadores apliquem corretamente os procedimentos e normas de segurança previstos na legislação e que eles, empregados, os conheçam e tenham a consciência de que devem segui-los à risca.
Por isso foi lançada, em 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção, a CANPAT Construção. Idealizada pela CBIC | Câmara Brasileira da Indústria da Construção, da qual a Assilcon é associada, e realizada juntamente com o Senai, Seconci, SESI e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).
O objetivo é a criar um ambiente de discussão perene no setor sobre saúde e segurança do trabalho, por meio da divulgação e debate sobre as melhores práticas e os temas que devem ser observados na busca de maior qualidade de vida do trabalhador.
A CANPAT Construção acontece em todo o país.
Em Ribeirão Preto, o evento foi realizado na a Escola Senai Engenheiro Octavio Marcondes Ferraz. Na sexta-feira, dia 07, em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção cerca de 200 alunos de cursos de aprendizagem acompanharam palestra do coordenador de engenharia do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) Ricardo Marcon sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Além da palestra presencial, a programação da CANPAT Construção em Ribeirão Preto contou com painéis técnicos nacionais, virtuais e a participação dos maiores especialistas nos temas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Como bem ressaltou o presidente da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes, “sem segurança não desenvolvemos nenhum tipo de trabalho, por isso é necessário conhecer e aplicar as regras, adotando essa cultura nas nossas vidas”.