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28 de Dezembro de 2022 às 09:12

Cidades e Construções_ Uma opinião técnica sobre as enchentes em nossa cidade


A Assilcon é uma associação com técnicos da construção e que tem o compromisso estatutário de contribuir, com conhecimentos de engenharia, com Ribeirão Preto e as gestões públicas do município. Para isso, nos estruturamos para opinar tecnicamente sobre questões que envolvem o melhor desenvolvimento da nossa cidade.

Frequentemente ainda somos castigados com a ocorrência de enchentes, resultando em pontos de alagamentos associados aos transtornos que normalmente os sucedem.

Vamos analisar os principais deles noticiados pela imprensa:

Na avenida Adelmo Perdizza, onde provavelmente a água carreou material para a barragem construída próxima ao Hospital Psiquiátrico, acarretando o entupimento da saída de fundo da barragem. Com isso, as águas só poderiam passar pelo vertedor que fica na parte de cima da barragem, atingindo plenamente toda a cota máxima de inundação.

Essa cota de nível da água atinge o sistema viário da avenida no ponto onde ocorreu o alagamento, situação bem especifica e já consolidada que pode ser corrigida com planos para o próximo ano, visto que, certamente, junto com as obras de duplicação ocorridas recentemente não foi possível.

Na Via Norte, o problema foi agravado por obras que lançaram águas pluviais de outros pontos de alagamento sem amortecimento diretamente no ribeirão Preto. Somado ao fato da necessidade de manutenção periódica de dragagem para reduzir o assoreamento da calha do ribeirão e que após passar pelo anel viário norte a mesma tem sua capacidade reduzida, quando da ocorrência de precipitações mais intensas esse é um dos pontos recorrente de alagamento.

Por último a área da Comunidade da Locomotiva, localizada no ponto de convergência do caminhamento das águas pluviais nos loteamentos lindeiros. Devido a essa realidade topográfica local restou configurado como um reservatório de águas pluviais pela interferência antiga da companhia ferroviária, a fim de não permitir que essas águas passem diretamente pelo pátio de manobras. Importante assinalar que se essa retenção for desfeita haverá potencialização na ocorrência de alagamentos na avenida Paschoal Innecchi, em frente às instalações da Policia Militar e imediações.

Esse é mais um dos pontos onde normalmente ocorrem alagamentos juntamente com a Avenida Caramuru, que dessa vez passaram anônimas ao noticiário.

Num período de chuvas mais intensas, comumente janeiro e fevereiro, as enchentes poderão ser maiores que as noticiadas nesses dias, pois o solo ainda não está muito saturado, aumentando a probabilidade de ocorrer novos eventos com precipitações menores do que a ocorrida nesta segunda, dia 26/12.

Por isso, a política de combate às enchentes deve ser algo permanente, com a implementação das obras dos planos municipais de saneamento e de macrodrenagem, assim como a manutenção de todas as obras de drenagem, que normalmente ficam restritas ao período de chuvas, caindo no esquecimento nas secas.

Assim poderíamos minimizar, pelo menos um pouco, a ocorrência de enchentes, visto que o problema de drenagem exige soluções da macrodrenagem e microdrenagem de amplo conhecimento do município.