Recentemente, diversas entidades de Ribeirão Preto, entre elas a Assilcon, encaminharam ao prefeito Duarte Nogueira pedido para a criação de um “Conselho Técnico de Planejamento e Gestão da Cidade”.
A sugestão foi aceita, em reunião na última sexta-feira (10/02), pelo prefeito e seus secretários de Governo e da Casa Civil, sendo definida a escolha de três representantes técnicos da sociedade e outros três indicados pela administração, para a apresentação da melhor estrutura para o Conselho, que será responsável pelo planejamento e desenvolvimento social, físico e econômico de Ribeirão Preto.
Temos a certeza que este grupo será uma união de profissionais com reconhecido conhecimento técnico, que possam apresentar soluções para os problemas da nossa cidade, responsabilidade de toda sociedade e não apenas de um setor.
Esse é um modelo defendido há décadas pelos empresários da construção civil. Aqueles que detém o conhecimento têm a obrigação moral de buscar a evolução dos mais necessitados. Por isso não podemos deixar de publicar a nossa felicidade pelo ato histórico e, ao mesmo tempo, parabenizar todas as entidades que apoiam o projeto, em especial o Instituto Ribeirão 2030 pela organização das associações.
Há 50 anos, o médico Antonio Duarte Nogueira, pai do atual prefeito, com sua visão futurista fundou a Coderp, companhia de desenvolvimento de Ribeirão Preto.
Na mesma época também foram criadas a Transerp, Cohab, Dursarp, Ceterp, Daerp e outros organismos públicos complementares para a boa gestão pública da cidade.
Porém, ao longo do tempo, diversos outros prefeitos não compreenderam o objetivo da empresa – ou não tiveram interesse político em prosseguir com o importante modelo de gestão da cidade da Coderp.
E a companhia, que infelizmente se transformou em instrumento de corrupção pública privada, entrou em processo de liquidação no ano passado. O atual prefeito Duarte Nogueira não mediu esforços para evitar o fechamento da Coderp, mas, por fim, manifestou com pesar: o caminho é encerrar!
A Construção Civil, setor que tem sido protagonista do desenvolvimento físico e estruturante da cidade, e que há décadas vive as dificuldades de realizar sua missão de produzir, parabeniza Duarte Nogueira pela sua postura, sempre atento às demandas da sociedade, de forma transparente, republicana e progressista, e por resgatar o esforço feito há cinco décadas pelo seu pai para estruturar a gestão de Ribeirão Preto como uma empresa pública, eficaz e eficiente.