Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
15 de Fevereiro de 2024 às 08:02

Como a investigação de acidentes pode ajudar a evitar a ocorrência de novos acidentes do trabalho


Os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) devem trabalhar para evitar que acidentes e outras situações afetem a saúde do trabalhador. Como ferramenta auxiliar devem ser feitas as investigações de acidentes de trabalho quando estes acontecerem. Esta análise, futuramente, poderá evitar o sucessivo acontecimento de outros acidentes.

A Lei nº 8.213/91, que trata sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, delimita a diferença entre acidente e incidente do trabalho. Acidente de trabalho é o que acontece no exercício laboral a serviço da empresa, ocasionando perturbação funcional ou lesão corporal geradoras de redução ou perda (temporária ou permanente) da capacidade de trabalho e, em alguns casos, morte. Já o incidente é a ocorrência que não provoca lesão ao trabalhador.

A realização da investigação de acidentes no trabalho deve ter por prioridade a busca para evitar que o problema se repita no futuro ou aconteça com maior gravidade. Portanto, deve-se seguir passo a passo a investigação para detectar os problemas e, em seguida, definir as medidas preventivas mais adequadas para impedir a sua repetição.

A coleta de dados deve se iniciar logo após a prestação dos primeiros socorros, reunindo o máximo de informações possíveis sobre o acidente de modo técnico e imparcial, analisando cuidadosamente o ambiente, as testemunhas e verificando também se o acidentado usava os EPIs necessários à sua atividade bem como as características do local da ocorrência de acidentes.

Após a coleta das informações, é preciso analisá-las e fazer a reconstrução do acidente. Faz se importante a presença dos envolvidos no acidente, se possível. Não é o objetivo detectar culpados, mas conhecer o que aconteceu.
Após a execução dos levantamentos e identificação das possíveis causas do acidente de trabalho, deve-se elaborar um relatório objetivo e simples, com a descrição de todas as etapas da investigação e dos depoimentos coletados. É fundamental que o relatório também apresente as sugestões de ações e melhorias que evitem novamente os riscos e impeçam a ocorrência de novos acidentes, descritos em um plano de ação.