A OIT é uma agência especializada das Nações Unidas e possui uma representação no Brasil desde a década de 1950, desenvolvendo vários programas e atividades que refletem os objetivos da Organização ao longo de sua história.
A atuação da OIT no Brasil se caracteriza pelo apoio ao esforço nacional de promoção do trabalho decente e tem se articulado em torno das três prioridades: a geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil; e o fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.
As organizações de empregadores e de trabalhadores participaram da elaboração da Agenda e devem ser consultadas permanentemente durante o processo de implementação.
As ações da OIT no Brasil também envolvem a promoção do trabalho decente em vários setores econômicos. Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a OIT lançou em 2017 o Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil e o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (Smartlab - Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho). Acesse: smartlabbr.org