Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
3 de Novembro de 2021 às 10:11

Covid-19: patamar baixo nas obras, mas não é hora de relaxar na prevenção


A pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP),  constatou que os casos de infecção pela doença permanecem bastante reduzidos nos canteiros de obras do Estado de São Paulo.

Os casos suspeitos oscilaram de 0,03% para 0,05% do pessoal empregado, e os confirmados se mantiveram em 0,02% do contingente de trabalhadores. Pela 14ª semana consecutiva, não se registraram óbitos. Um trabalhador estava em internação hospitalar.

Nesta 71ª rodada da pesquisa, foram obtidas respostas de 47 empresas, responsáveis por 586 obras, envolvendo 39.463 empregos diretos e terceirizados, de 15 a 28 de outubro.

Das empresas pesquisadas, 36 informaram que 19.705 trabalhadores foram vacinados com a primeira dose, 12.613 com a segunda ou dose única, e 51 com a de reforço. Caiu de 26% para 17,9% o percentual de trabalhadores em relação ao total pesquisado, sobre os quais as empresas não informaram o andamento da vacinação.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, observam ainda ser preciso estimular uma parte dos trabalhadores a se imunizarem com a segunda dose. “E lembrá-los de que ainda não é hora de se relaxarem as medidas de proteção”, completam.

Principais resultados da 71ª Pesquisa:

  • 0,05% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,02% afastados por confirmação da doença;
  • 586 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 99,9% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção e divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP.
  • 94% fornecem máscaras para os trajetos entre as residências e as obras
  • 92% fornecem máscaras extras para as obras além das utilizadas como EPIs

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para pesquisacovid-19@seconci-sp.org.br e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.