A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas, Fernando Guedes, e a gestora de Projetos da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Gilmara Dezan, esteve em audiência nesta terça-feira (20), com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Serrano, com o secretário da Previdência, André Veras, e outros membros da equipe técnica do gabinete.
O objetivo do encontro foi a abertura de diálogo com o INSS para tratar sobre as formas de cumprimento das cotas de pessoas com deficiência no setor da construção, especialmente no que diz respeito aos profissionais reabilitados ou em reabilitação. “Precisamos buscar uma forma do setor da construção contribuir com os profissionais para que eles tenham uma possibilidade de reintegração no mercado de trabalho, que reduza as despesas públicas, e que contribua efetivamente com uma política pública que auxilie as empresas no cumprimento das cotas de PCD”, afirmou, Fernando Guedes.
Na audiência, foram apresentados dados da CBIC e dos Seconcis que poderão contribuir nesse processo. O presidente do INSS foi receptivo à pauta e encaminhou, para a próxima semana, uma reunião virtual com o intuito de compartilhar uma experiência exitosa que está sendo aplicada em outro setor e que poderá ser adaptada para a realização de um piloto para o setor da construção.
A realização da audiência tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).