Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
1 de Agosto de 2024 às 09:08

Custo da Construção mantém patamar elevado


A Construção Civil permanece com os custos pressionados desde a pandemia de Covid-19. De janeiro de 2020 até junho 2024, o Índice Nacional da Construção Civil, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (INCC/FGV) aumentou 44,02%, enquanto a inflação oficial do País cresceu 30,47%. Somente o custo com material apresentou incremento de 60,28%. Ou seja, o setor enfrenta um patamar alto de custos em insumos e mão de obra, comprimindo margens de ganho na atividade há anos.

Esse aumento dos custos da Construção Civil acima da inflação se reflete também desde a entrada em vigor do Plano Real, há 30 anos. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) aumentou 582,91% no período, o INCC/FGV subiu 960,63% no período, ou 64,79% de altas de custos acima da inflação ao longo de três décadas. “É um número que chama realmente bastante atenção. Tivemos uma elevação muito grande dos custos durante a pandemia – também em outras indústrias – e agora houve uma aceleração, mas esperamos que seja algo realmente temporário. Esse número acumulado dos 30 anos realmente chama bastante atenção, pois a pressão é muito grande sobre os custos. É um desafio bastante grande”, comentou Marcelo Azevedo.