Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
1 de Dezembro de 2021 às 14:12

Enic: Rogério Marinho e Onyx Lorenzoni falam sobre desigualdades e geração de empregos


O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do Trabalho, Onyx Lorenzoni, participaram, nesta terça-feira (30), do painel “Como reduzir desigualdades e gerar empregos”, no Enic | Política & Estratégia.

Durante o evento, Marinho ressaltou que cada real empregado na construção civil tem um retorno extraordinário, principalmente na manutenção e na geração de empregos. “Não há maior dignidade para o ser humano do que ter a sua ocupação remunerada”, disse.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou que está faltando mão de obra qualificada no setor. “A gente fez uma pesquisa há poucos dias e percebemos que está faltando mão de obra qualificada. É um problema estrutural de educação, de cultura. Problema que, através do tempo, o setor vai ter de entender que o trabalhador da construção não gosta que o filho também seja trabalhador da construção. Quer que ele faça uma aula de informática, por exemplo. Tem vários outros fatores. A construção formal está crescendo. A que tem uma remuneração maior, um custo maior e o valor médio de salário também está subindo”, destacou.

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, afirmou que o Brasil está gerando emprego durante a crise e prevê recorde histórico. “Nós estamos conseguindo sair da crise com a nossa população bastante protegida, já temos o avanço de ser o terceiro país que mais vacina, o país da América Latina que mais criou empregos. E se tudo correr bem até dezembro, vamos ter um recorde histórico de 20 anos da geração de emprego formal. Esses são passos resultantes de políticas e ações que tomamos ao longo do ano passado”, ressaltou.