A Gerdau começou sua história como uma fábrica de pregos em Porto Alegre, chamada Paris, há 120 anos. Muitos tempo depois, entrou na produção de aço e não parou mais. Atualmente, presente em dez países, é a maior siderúrgica de capital nacional no Brasil, uma das principais de aços longos nas Américas e líder internacional em aços especiais. De três anos para cá, o grupo decidiu avançar além do aço, entrando em outros setores, como fornecedora de serviços à construção civil, logística e canal de vendas online de materiais de construção.
O novo passo da Gerdau tem como objetivo ser uma fornecedora mundial de produtos a partir do grafeno. Esse material tem origem no mineral grafite - muito usado na fabricação de lápis. O Brasil é rico em reservas minerais de grafite. Uma nova estratégia foi desenhada pelo grupo após o processo de desinvestimento de ativos em diversos países.
A decisão se deu em razão da baixa rentabilidade de vários negócios no portfólio de aço, que foram vendidos no período de 2014 a 2018. Assim, o grupo saiu de Europa e Índia e se concentrou nas Américas.
FONTE: VALOR ECONÔMICO