Empresas da indústria da construção precisam administrar um grande número de dados, arquivos, projetos, contratos, planilhas de contas e materiais, entre tantas outras informações. E a tecnologia da informação pode ser uma importante aliada para otimizar o gerenciamento desses conteúdos.
Segundo Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor executivo da empresa Brain Inteligência Estratégica, o gerenciamento inteligente é uma necessidade para qualquer construtora. Afinal, pode facilitar a gestão de projetos e obras, acelerar a produção, reduzir custos de produção do empreendimento, entre outros fatores.
“O setor da construção precisa de informações atualizadas, consistentes, claras e tangíveis para gerir seus negócios como, por exemplo, há demanda para um determinado tipo de empreendimento numa certa localidade? Qual o perfil do consumidor? Quais são seus interesses? Este tipo de informação e de dados referenciais são muito significativos no segmento da construção porque agregam aos setores e ajudam a balizar várias decisões”, explica Araújo.
Especialistas destacam que o mercado exige cada vez mais gestores com uma visão macro do negócio e agilidade nas tomadas de decisão. Afinal, ressaltam, existe um cenário bastante competitivo e a tecnologia da informação oferece dinâmica, organização e confiabilidade na gestão dos dados.
Tais modernidades, entretanto, vão além de programas de CAD ou de uma internet rápida. As tecnologias avançam e permitem a inserção de atributos com a função de auxiliar a alta gestão nos controles e atividades internas de todo processo produtivo de um empreendimento. Conforme lembra o sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, “a informação e, sobretudo a informação qualificada, é fundamental em todos os ambientes de negócio.”
Saiba mais em:https://cbic.org.br/importancia-da-informacao-na-construcao-sera-painel-no-enic/