Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
6 de Abril de 2022 às 09:04

Importantes Normas Técnicas do setor da construção entram em revisão. Confira!


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reabriu importantes Comissões de Estudo, em seus respectivos Comitês Brasileiros, objetivando a revisão de normas técnicas incidentes no setor da construção. A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas  Técnicas (Gant), acompanha, participa e divulga as principais discussões de textos normativos em revisão ou elaboração. Acompanhe e tenha acesso a todo o processo de normalização do setor da construção por meio do Portal de Normas Técnicas da CBIC.

A seguir destacamos os principais projetos de Revisão de normas ABNT em discussão:

  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15200 Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. ABNT/CB-002. Acesse.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15696 Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos. ABNT/CB-002. Acesse.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15220-1 Desempenho térmico de edificações – Parte 1: Definições, símbolos e unidades. ABNT/CB-002. Acesse.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15220-3 Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. ABNT/CB-002. Acesse.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 16657 Bloco de gesso – Alvenaria de vedação – Execução, inspeção e controle. ABNT/CEE-205. Acesse.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15270-1 Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria – Parte 1: Requisitos. ABNT/CB-179.
  • Projeto de Revisão ABNT NBR 15270-2 Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria – Parte 2: Métodos de ensaios. ABNT/CB-179.

Para participar das discussões é necessário solicitar o cadastramento aos Comitês Brasileiros, nas respectivas Comissões de Estudo de seu interesse, pelos e-mails e telefones disponíveis na aba ‘Comitês ABNT’ do Portal de Normas Técnicas da CBIC. Através do cadastro gratuito, no portal da CBIC, poderá ter informações destas e de outras normas em discussão da ABNT relativas ao setor da construção.

Participe do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da CBIC e apoie o esforço da entidade para o aumento da representatividade do setor da construção no processo de normalização, basta encaminhar um e-mail para gant@cbic.org.br.