Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
16 de Julho de 2021 às 10:07

Importar aço no Brasil: uma odisseia


O jornal Valor Econômico, desta quinta-feira (15/7), fez um grande destaque ao preço do aço e o impacto nos setores, como na indústria da construção, por exemplo. Com o título “Importar aço no Brasil: uma odisseia”, o jornalista e diretor-adjunto de redação, Cristiano Romero, relatou, em sua coluna, as inúmeras barreiras e dificuldades criadas para a importação do insumo no Brasil.

Romero apresentou as dificuldades e as inúmeras etapas para a importação do insumo desde 2008, quando a economia brasileira vivia um momento de forte expansão e o consumo de aço usado pela construção civil aumentou significativamente, segundo a coluna.

Ao colunista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse estar preocupado com alguns entraves, pois a construção civil vive um “boom” e os preços do aço longo deram uma escalada no último ano.

Segundo a coluna, o setor da construção entrou em um “boom”, com juros de um dígito e enxergando isso uma década à frente. “O auxílio foi um fator adicional que estimulou a demanda. Então a construção saiu pedindo insumo, mas o alto-forno estava desligado no início. Quando a construção continuou bombando, o setor de aço começou a religar os fornos. Estou em contato com quem produz e com quem consome o aço”, disse Guedes na “Live do Valor”. “Do lado da construção, estou pedindo para reduzir os impostos de importação de aço. Do lado da produção, eles estão aumentando a produção e vendendo aqui dentro. As exportações estão caindo porque estão tentando organizar o setor interno”, concluiu o ministro.

 

Saiba mais em: https://cbic.org.br/importar-aco-no-brasil-uma-odisseia-2/