O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promove na quarta-feira (09/03), a partir das 9h30, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, o seminário internacional “Novo Marco Hídrico do Brasil: mais sustentabilidade e segurança hídrica para o desenvolvimento”. O evento contará com a presença de profissionais brasileiros e estrangeiros do setor.
Em 2021, o governo federal encaminhou projeto de Marco Hídrico para ampliar acesso à água pela população, que cria a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica para garantir a segurança hídrica em todo o país, principalmente em época de seca e nas regiões com maior escassez
Em formato híbrido, o seminário tem como objetivo principal apresentar à sociedade brasileira e ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 4.546/2021 (Marco Hídrico), que institui a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica e organiza a exploração e a prestação dos serviços hídricos.
Durante o debate também serão apresentados diagnósticos que fundamentam a proposta e experiências internacionais, visto que o tema necessita de amplos debates e esclarecimentos.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Congresso Nacional são parceiros na realização do seminário.
Confira a programação:
09h30 RECEPÇÃO E CAFÉ DA MANHÃ
10h00 ABERTURA
10h40 MARCO HÍDRICO DO BRASIL – uma nova abordagem para o setor de infraestrutura hídrica
11h10 PAINEL INTERNACIONAL: MODELOS REGULATÓRIOS E FORMAS DE FINANCIAMENTO
Moderador: Diretor Interino da ANA, Patrick Thomas
12h30 a 14h30min INTERVALO – ALMOÇO LIVRE
14h30 PAINEL BRASIL: PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO E SUSTENTABILIDADE PARA SEGURANÇA HÍDRICA
Moderador: Diretor Interino de ANA, Rogério Menescal
15h45 PAINEL DE AVALIAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O MARCO HÍDRICO
Moderador: Dra. Cristiane Collet Battiston – Secretaria Nacional de Segurança Hídrica
17h30 ENCERRAMENTO – SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA HÍDRICA
COFFEE BREAK
Para quem for participar presencialmente, lembre-se de que é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do cartão de vacinação. Caso não possa participar presencialmente, inscreva-se para assistir a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MDR