Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
12 de Junho de 2024 às 15:06

Medidas de segurança para a utilização da grua


Máquinas e Equipamentos na construção – GRUA

🔧 Para garantir a proteção dos trabalhadores, o item 18.10 da NR-18, estabelece algumas medidas de segurança para atividades com um equipamento de elevação de cargas, indispensável em canteiros de obras de médio e grande porte: A GRUA.

⚙️ Por meio de um sistema de polias e cabos, a grua é capaz de içar e movimentar cargas pesadas com precisão e segurança. As gruas são constituídas, geralmente, por uma torre vertical, um braço horizontal, também chamado de lança, onde os materiais são pendurados, e um mecanismo de controle operado por um operador especializado.

🏗️ Tem como função principal a elevação e o transporte de materiais e equipamentos pesados em uma obra. Isso inclui itens como aço, concreto, maquinário pesado e até mesmo outros suprimentos de construção. A grua permite que esses materiais sejam movimentados de forma rápida e eficiente, reduzindo a necessidade de mão de obra manual e acelerando o ritmo de construção.

📏 Para as gruas, (consideram equipamentos de guindar as gruas, inclusive as de pequeno porte, os guindastes, os pórticos, as pontes rolantes e equipamentos similares. Os equipamentos de guindar devem ser utilizados de acordo com as recomendações do fabricante e com o plano de carga, elaborado por profissional legalmente habilitado e contemplado no PGR), devemos também indicar a altura inicial e final, o comprimento da lança, a capacidade de carga na ponta, a capacidade máxima de carga, se a mesma é provida ou não de coletor elétrico e a planilha de esforços sobre a base e sobre os locais de ancoragens do equipamento.

⚠️ Com todos os cuidados devidos deve ser elaborada a análise de risco para movimentação de cargas. No caso de a movimentação ser rotineira, a análise pode estar descrita em procedimento operacional. No caso de movimentação de cargas não rotineiras, além da elaboração da análise de risco específica, é necessário a respectiva permissão de trabalho.