Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
18 de Março de 2024 às 14:03

Mercado de trabalho da construção registra crescimento em janeiro


O setor da construção apresentou um resultado positivo no primeiro mês de 2024, gerando 49.091 novas vagas com carteira assinada, conforme dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho. 

Esse número representa um aumento de 25,68% em relação ao mesmo período do ano anterior. Após quedas sazonais nos meses anteriores, o setor volta a mostrar resultados positivos em seu mercado de trabalho formal.  

Com os resultados de janeiro, o número de trabalhadores na construção atingiu 2,797 milhões, um crescimento de 1,79% em relação a dezembro de 2023 e de 6,40% em relação a janeiro de 2023. Apesar de representar 6,12% do total de trabalhadores formais no país, o setor foi responsável por 27,21% do total de novas vagas geradas, destacando sua importância na criação de empregos. 

O desempenho positivo foi observado nos três segmentos da construção, com destaque para a construção de edifícios, que gerou 22.540 novos postos de trabalho, seguida pela Infraestrutura com 10.383 novas vagas e pelos serviços especializados para a construção, responsáveis por 16.168 novos empregos. 

Para a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o resultado de janeiro está seguindo a projeção de crescimento esperada para 2024. “O resultado do mercado de trabalho, no primeiro mês do ano, está no caminho da projeção de crescimento da construção, realizada pela CBIC, para 2024: 1,3%, o que, caso confirmado, certamente poderá resultar em mais emprego e renda, contribuindo para melhorar o desempenho da economia nacional”, destacou.