O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com os últimos três meses de 2022. O número, que é a soma de todo o valor gerado na economia, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º).
O crescimento da economia brasileira foi puxado pela agropecuária, que subiu 21,6% no período. Já o PIB da construção, no primeiro trimestre caiu 0,8% em relação ao quarto trimestre do ano passado. O setor de serviços registrou alta de 0,6% e a indústria recuou 0,1%.
De acordo com a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, os dados se referem à queda dos lançamentos imobiliários do primeiro trimestre deste ano, que caíram 44,4% em relação ao período anterior. “O resultado do PIB mostrou que o ciclo de negócios da construção está com dificuldade de ser renovado em função da taxa de juros elevada. O cenário vivenciando hoje, que ainda movimenta o mercado de trabalho, é fruto do ciclo de negócios iniciado lá trás”, disse.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 4%. O PIB da construção cresceu 1,5% em relação aos três primeiros meses do ano passado. De acordo com o IBGE, o PIB do primeiro trimestre de 2023 totalizou R$ 2,6 trilhões.