A Portaria nº 5.261/2022 do Ministério da Defesa (MD), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25/10), define os empreendimentos, programas e as iniciativas de média e grande relevância para a disseminação do Building Information Modelling (BIM) no âmbito do MD. A medida entra em vigor em 1º de novembro de 2022.
A resolução estabelece ações para a execução devida das fases do BIM na construção de edifícios para a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, permitindo que as forças busquem e aloquem os recursos necessários para aquisição de softwares e hardwares necessários ao cumprimento desta Portaria.
Para a Força Aérea Brasileira (FAB), a portaria autoriza especificamente a aquisição de licenças de softwares BIM e hardwares mediante ata de registro de preços, além da tomada das devidas ações para modernização de laboratório de Engenharia-Civil do ITA, de modo a desenvolver soluções computacionais para potencializar o Programa de Disseminação do BIM no Comando da Aeronáutica. Revoga a Portaria Normativa nº 56/2020.
Considera-se BIM o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.
(Com informações da Foco Assessoria)
fonte: cbic - https://cbic.org.br/portaria-define-empreendimentos-programas-e-iniciativas-para-disseminacao-do-bim-no-ambito-do-md/