Em entrevista ao jornal Valor Econômico, na quinta-feira (1º), o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destacou a proposta de reforma do Imposto de Renda enviada pelo governo ao Congresso Nacional.
Na publicação, Martins destacou que a entidade está avaliando as implicações do projeto, mas adiantou que o assunto é alvo de preocupação do setor. Ele afirmou que o texto da reforma, como um todo, terá difícil tramitação por ter várias nuances e complexidades que terão que ser discutidas com os parlamentares.
De acordo com a reportagem, o sistema de sociedades em conta de participação (SCP) é utilizado por grandes construtoras para impulsionar seus projetos imobiliários. O jornal ainda destaca que a proposta enviada ao Congresso prevê que as SCPs terão que seguir o regime de tributação da sócia “ostensiva” – em geral a construtora ou incorporadora, no caso do setor imobiliário.
Leia a matéria na íntegra: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2021/07/01/reforma-do-imposto-de-renda-complica-vida-de-construtoras.ghtml