A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Esta norma foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.
Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.
No que tange no Brasil aconteceu a Reunião da Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional (ABNT/CEE-109) em 27/06/24, promovida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas da ABNT, para deliberar sobre a norma ISO 45001 que entrará em consulta pública em breve, se transformando em ABNT NBR ISO 45001 (Sistema de Gerenciamento de Saúde e Segurança Ocupacional).
Em breve poderemos ter novidades sobre a tradução de outras normas de Sistema de Gestão (ISO 45000), assim como a ISO 45003 (Gestão da saúde e da segurança no trabalho — Saúde e segurança psicológicas no trabalho — Orientações para a gestão dos riscos psicossociais).
A gestão em Segurança e Saúde no Trabalho é tema da CANPAT Construção de 2024, uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas—CPRT, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção-CBIC, cujo lançamento ocorreu no último dia 20 de junho e está disponível no canal do YouTube da CBIC no link:https://www.youtube.com/watch?v=dg9-4Zmvl98&t=2890s
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).