Durante webinar, nesta última terça-feira (13), o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) apresentou dados do mercado imobiliário de 31 cidades do interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2023.
A pesquisa, realizada por meio de parceria entre Secovi-SP e Brain Inteligência Estratégica, abrange cidades situadas nos principais pólos econômicos do Estado de São Paulo e inclui dados de lançamentos, vendas, oferta, valor de metro quadrado, dentre outros. “Trata-se de ferramenta fundamental para empresários do setor que atuam nessas regiões”, ressaltou o vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes Cesar.
Segundo Marcos Kahtalian, sócio fundador da Brain, o que se vê hoje é a proposta de regime fiscal aprovada na Câmara, com perspectivas de passar também pelo Senado; a aprovação do novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) pelo Congresso; e a forte indicação de que a Reforma Tributária vai caminhar ainda neste semestre. “As condições macroeconômicas vêm dando alguma segurança aos agentes e já notamos queda clara da inflação e a taxa de juros futuro caindo para 10%”, acrescentou.
Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), lembrou que o Brasil iniciou 2022 com projeção de crescimento de 0,5% e fechou perto de 3%. “E parece que vai acontecer o mesmo este ano. Há instituições prevendo crescimento de 2,5%, disse.”
Petrucci apontou que o resultado da pesquisa mostra que o incorporador imobiliário está mais atento às condições do mercado, preocupado com o acesso do cliente ao crédito imobiliário e a produtos que caibam no bolso. No primeiro trimestre de 2023, foram lançadas 8.536 unidades nas 31 cidades, com queda de 38% frente ao total lançado em igual período do ano passado (13.768 unidades). As vendas de janeiro a março atingiram 12.174 unidades, um recuo de 23% frente aos três primeiros meses de 2022, quando foram comercializadas 15.761 unidades.
A íntegra do webinar, com apresentação e análise dos dados, pode ser conferida clicando aqui.
(Com informações do Secovi-SP)