Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
11 de Janeiro de 2022 às 10:01

Setor discute Planejamento e Controle da Produção em Lean nos dias 12 e 18/01


Com o objetivo de ajudar as empresas do setor da construção civil a eliminarem desperdícios, reduzirem o prazo e o custo das obras, por meio da Lean Construction, nos próximos dias 12 e 18/01 será realizado evento sobre Planejamento e Controle da Produção (PCP) sob a perspectiva da Lean Construction. 

Na programação, destaque para temas como Sistema Last Planner de PCP, planejamento de obras por meio da ferramenta de Linha de Balanço, Takt Planning, entre outros.

Em função da abrangência e importância dos assuntos para a melhoria da performance do setor, o conteúdo foi divido em 2 dias, nos quais especialistas compartilharão seus conhecimentos e experiências práticas sobre os assuntos abordados.

Dia 1 será nesta quarta-feira (12/01), às 20h, sobre o tema “Elimine desperdícios em suas obras através do uso da Linha de Balanço”, com a participação da engenheira Izadora Scariot, diretora de Produto da Prevision, que já acompanhou a implantação da LB em centenas de obras, falará sobre como obter benefícios em seus projetos por meio da análise dos planos de ataque das obras.

O Dia 2, na terça-feira (18/01), às 20h, será sobre o tema “Reduza o prazo e o custo de suas obras por meio do Takt Planning”, com o engenheiro Eduardo Oliveira. Especialista em Lean e autor do livro Lean Construction: O Princípio do Takt, Oliveira falará sobre como obter vantagens em seus projetos através da aplicação do princípio do TAKT.

O evento é online e gratuito. Inscreva-se, já e participe!

Ferramentas e metodologias de Planejamento  

A Linha de Balanço (LB) é uma ferramenta de planejamento que tem sido utilizada por muitas construtoras que praticam o Sistema Lean de Planejamento e Controle da Produção (PCP), também conhecido como Sistema Last Planner™. Isso se dá por conta da transparência que a LB promove ao processo de PCP, a qual resulta em um melhor entendimento e comunicação dos planos e conceitos lean para os envolvidos no projeto.

Além disso, diversos benefícios podem ser obtidos por meio da análise dos planos de ataque representados através da linha de balanço.

Takt Planning é a metodologia usada para identificar e ajustar o ritmo das frente de produção visando benefícios como redução de prazo e custo das obras. Estabelecer um ritmo constante entre as diversas frentes de trabalho é essencial para o alcance do fluxo contínuo e, portanto, para um melhor desempenho dos projetos.