Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta sexta-feira (19), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apontam as expectativas positivas dos empresários da construção para os próximos meses.
De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) do setor apresentou alta, demonstrando a expectativa positiva da construção. “O empresário do setor está mais otimista para novos empreendimentos, compra de insumos, para o nível de atividade do setor e também para o emprego”, apontou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.
A economista explicou que entre os fatores que contribuem para esse otimismo dos empresários do setor estão a melhoria no cenário de incertezas e expectativa de crescimento da economia brasileira, que superou a marca de 1% – um patamar superior ao projetado no início do ano. “Somado a isso, temos a perspectiva de início da redução dos juros no segundo semestre e a aprovação das novas regras fiscais do país, que podem trazer uma melhora no cenário de incertezas. E também o nível de atividade do setor em abril, que foi superior à média histórica para o mês”, explicou Ieda.
A ação integra o projeto “Inteligência Setorial Estratégica”, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).