Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
14 de Fevereiro de 2022 às 08:02

Tendências tecnológicas para o futuro da construção


O evento de abertura da programação do iCON Hub, braço de inovação do SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures, para 2022 contou com a participação do Zachi Flatto, CEO do hub israelense ConTech, que trouxe algumas tendências para a construção civil em 2022. 

Estas tendências contam com o impulso das Construtechs, que entram em uma nova onda que atrai mais atenção e investimento, após os primeiros anos marcados pelo processo de educação e validação do mercado, sem objetivos estratégicos de longo prazo.

Zachi destacou basicamente três grandes tendências:

1. Digitalização – Um dos fenômenos mais acentuados pela pandemia, a digitalização motivou mudanças massivas de comportamento em relação ao trabalho e, com isso, habilitou novas formas de colaboração digital e trabalho remoto. Ainda sobre a digitalização, talvez menos evidente é a tendência de se utilizarem gêmeos digitais como parte integrante do projeto, mesmo em projetos menores. Incluída nesta tendência está a mais comum e necessária integração que é entre dados novos e dados existentes, ou seja, integração de fontes tão diversas como aplicativos móveis, planilhas, orçamentos, calendários, sistemas legados etc. 

2 – Robótica e automação – A automação da construção civil segue as tendências de industrialização da construção, que por sua vez está debaixo do guarda-chuva de mudanças trazidas pela manufatura aditiva, da indústria 4.0. Segundo Zachi, assim como na indústria, os trabalhos repetitivos e de maior risco serão substituídos por robôs também na construção civil.

3 – Sustentabilidade – Outra tendência a ganhar impulso ainda maior é a de que a “construção verde” vai atrair muito investimento. Os “green buildings” com baixa emissão de carbono estão fortalecidos pela pauta de ESG, que ainda vai direcionar muitos dos investimentos no setor.

 

SAIBA MAIS EM:https://sindusconsp.com.br/tendencias-tecnologicas-para-o-futuro-da-construcao/