Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

Notícias

project img
24 de Março de 2022 às 09:03

TK Elevator reforça importância da inovação para a adequação da Construção 4.0


Live da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu nesta quarta-feira (23/03), no Instagram da entidade, a gerente de Unidade na TK Elevator, Alexsandra Alves, e o head na Hub Engenharia e Incorporações e integrante do Grupo CBIC Jovem, Jeferson Spiering Böes, para um bate-papo especial sobre a indústria da construção civil.

Foram avaliados os desafios do mercado, o que foi feito pelos fornecedores e construtores em 2021 e o que precisa continuar sendo feito para que a construção civil seja cada vez mais competitiva e produtiva e possa gerar novos negócios.

Mediado pela presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes, o evento é uma contrapartida do 93 ENIC Política & Estratégica, com correalização do Sesi e Senai e patrocínio da TKE.

Ao comentar as “dores” do setor com o aumento significativo, em torno de 42%, segundo a FGV, dos custos com os materiais e equipamentos, em razão da pandemia da Covid-19, Jeferson Spiering Böes destacou que muitas construtoras tentaram resolver esses aumentos via relacionamento com os fornecedores. “Tentando negociar prazos, buscando soluções inovadoras, muito incremento tecnológico”, disse, citando a Pesquisa de Transformação Digital que está sendo desenvolvida pelo CBIC Jovem.

Já Alexsandra Alves ressaltou o impacto da indústria de elevadores no canteiro de obras, da fabricação à manutenção durante a pandemia.

Contou que, preocupada em contribuir com o coletivo, a companhia desenvolveu novas tecnologias de prevenção de saúde como: esterilizador para corrimão, a fim de preparar os shoppings para a retomada, bem como purificação de ar dentro da própria cabina do elevador.

Como spoiler, comentou que a TKE, que tem o compromisso de prestar para a indústria da construção soluções que vão potencializar a obra e contribuir para o cenário atual, estuda lançar em breve um elevador que suba junto com a obra.

Ana Claudia reforçou que a live de hoje, assim como o ENIC e vários outros momentos que a CBIC vem construindo, visam aproximar a cadeia produtiva, unindo construtores e fornecedores, buscando soluções para driblar desafios como: aumento de custos, crises e juros.

Sobre o pós-obra, Alexsandra informou que a palavra de ordem é a inovação. “As empresas que querem se posicionar de forma mais consistente têm que trazer inovação para contribuir com esse processo de evolução. A digitalização passa por processos e produtos e a inovação realmente tem que ser o caminho de ordem”, disse. em seguida, citou o MAX, solução preditiva e transformadora que aumenta as capacidades de monitoramento remoto, aumentando consideravelmente os níveis existentes de disponibilidade para elevadores atuais e novos.

De acordo com a TKE, utilizando o poder da tecnologia IoT , o MAX possibilita que elevadores “digam” aos técnicos suas necessidades reais, incluindo substituição de componentes, manutenção proativa de sistema e identificação de reparos em tempo real.

Neste sentido, Ana Claudia reforçou que o BIM é uma questão de sobrevivência para as empresas do setor da construção e que quem ainda não implantou está atrasado e deve procurar a CBIC.

Perdeu a live? Ainda dá tempo de assistir no Instagram da CBIC. Confira!

 

FONTE: CBIC