A Usiminas anunciou aumento de preços de aço a distribuidores válido a partir de 12 de abril, de acordo com o Itaú BBA, que destacou ser a terceira elevação no ano, após altas em janeiro e fevereiro.
Em comentário a clientes, o analista Daniel Sasson cita que foram anunciados aumentos de 10% para aço laminado à quente (BQ) e para aço HDG (galvanizado importação) e de 5% para laminados a frio e chapa grossa.
Procurada pela Reuters, a Usiminas afirmou que não comenta sua política de preços.
Por volta de 10:40, as ações PNA da siderúrgica valorizavam-se 3,58%, a 18,54 reais, maior alta do Ibovespa, que subia 0,27%. No setor, CSN ON e Gerdau PN avançavam 3,28% e 1,11%, respectivamente.
CSN anunciou aumento de preços para abril na ordem de 10% e a Gerdau elevou seus produtos planos entre 8% e 10%, afirmou em março o presidente do Inda, entidade que representa distribuidores de aço plano.
Sasson, do Itaú BBA, que afirmou ter confirmado a informação com dois distribuidores, calcula que o preço no Brasil ainda está a um desconto de cerca de 10% em relação à paridade internacional.