A engenharia e a construção estão intrinsicamente ligadas à geração e distribuição de energia, seja na busca de soluções, na elaboração dos projetos, na implantação das unidades geradoras, seja na transmissão e distribuição para as regiões consumidoras.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforça que a construção civil é a responsável pela construção dos parques solares, eólicos e de usinas hidrelétricas no país.
Além dessas construções, as gerações renováveis em empreendimentos residenciais e industriais também são caminhos interessantes e a engenharia poderá dar sua contribuição para a energia renovável em suas duas vertentes. Seja ela energia renovável distribuída (telhado solar das casas e dos empreendimentos) ou centralizada (parques eólicos, feitos até pelas próprias concessionárias).
Assim como já tem parcela significativa na geração de energia, através das Usinas Hidrelétricas (UHE’s).
O que ocorre é que boa parte construída para operar no regime “fio d’água”, ou seja, com baixo volume de reservatórios e isso diante de um período prolongado de estiagem como o que vivemos em 2021, reduz drasticamente a capacidade de geração destas UHEs.
O tema Valorização da Engenharia tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas da Comissão de Obras Industriais (Coic) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
SAIBA MAIS
Engenharia é forte aliada na geração de energia renovável no Brasil