O Quintas da CBIC de hoje (14) debateu o momento político e temas relevantes do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, recebeu o cientista político Leonardo Barreto na live.
Durante sua fala, Barreto explicou o cenário político e econômico atual brasileiro. O cientista político afirmou que o Brasil teve uma depreciação do seu câmbio maior do que países que são importadores de commodities. “Houve um nível de imprevisibilidade e um problema institucional que afastou os investidores. A proximidade do processo eleitoral do ano que vem é um evento que já tradicionalmente faz isso também.”
O especialista ressaltou que a política se tornou preponderante no ancoramento das expectativas econômicas. “Esse é um governo que teve um nível de sucesso muito grande na sua agenda econômica. Conversando com um economista-chefe de um fundo de investimentos, ele indicou que 80% da agenda econômica que foi contratada em 2018, com a eleição do presidente Bolsonaro, já foi entregue. Marcos regulatórios, que há muitos anos estavam na fila, passaram. Só que a agenda econômica que o governo escolheu, é uma agenda liberal, que tem a característica dos resultados serem a longo prazo.”
Saiba mais em:https://cbic.org.br/veja-explicacoes-sobre-o-cenario-politico-e-economico-por-leonardo-barreto/